Saúde

Programa Reduz Tempo de Espera para Tratamento Oncológico no DF

A saúde pública do Distrito Federal vem avançando no cuidado com pacientes com câncer. Com o programa “O câncer não espera. O GDF também não”, o tempo de espera para início do tratamento oncológico caiu de 74 para 51 dias entre março e julho deste ano — uma redução de 31%. No caso da radioterapia, a queda foi ainda maior: de 54 para 30 dias (44%).

A nova linha de cuidado do programa tem como ponto de partida as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que fazem o primeiro atendimento e encaminham o paciente para exames e acompanhamento especializado. A partir da confirmação do diagnóstico, o tratamento começa em uma das unidades habilitadas, com monitoramento contínuo e suporte multiprofissional — incluindo psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista.

Além da agilidade, o programa valoriza o acolhimento humanizado, garantindo que os pacientes se sintam acompanhados em todas as etapas do processo. Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 1.383 novos tratamentos foram iniciados nos últimos três meses, com investimento superior a R$ 14 milhões.

Com base em dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a expectativa é que o DF registre quase 9 mil novos casos de câncer até 2025 — número que sobe para mais de 10 mil se considerado o Entorno. Os tipos mais frequentes são os de mama, colo do útero e intestino entre mulheres, e próstata, pulmão e reto entre os homens.

A estratégia do GDF reforça a importância de oferecer atendimento rápido, coordenado e humano para quem enfrenta o câncer, reduzindo a espera e aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *