Sono Influencia no Emagrecimento? Entenda a relação!
Durante o sono é liberado hormônios que regulam o metabolismo, por isso, quando você dorme pouco pode resultar no aumento da fome, diminuição da percepção de saciedade e consequentemente no ganho de peso.
Vejam os principais hormônios relacionados e sua influência:
•Leptina: Hormônio da saciedade – esse hormônio diminui quando não dormimos direito, aumenta a vontade de comer a todo momento (está relacionado com aquela famosa beliscadinha durante o dia e a vontade de doce no final da tarde/ noite);
•Grelina: Hormônio da fome – já esse hormônio aumenta, aumentando também a fome durante o dia;
•Cortisol: Hormônio do estresse/ agitação – esse hormônio se eleva, fazendo com que a glicemia e o armazenamento de gordura aumente;
•GH: Hormônio do crescimento – esse hormônio diminui, impedindo a queima de gordura e gasto de energia;
•Melatonina: Hormônio do sono – esse hormônio diminui, fazendo com que a resistência à insulina e a ingestão alimentar seja maior.
Tudo isso afeta a função do metabolismo e, consequentemente, diminua sua disposição e energia ao longo do dia. Por isso, é importante ter uma boa noite de sono (dormir pelo menos 8 horas por dias), ou pelo menos dormir bem, um sono profundo. Não basta dormir por algumas horas e não ter uma boa qualidade de sono. Se quer emagrecer e adequar a função do seu organismo, trate de ter uma boa noite de sono!