Secretário de Saúde do DF Destaca Inovações em Gestão Durante Fórum
Durante a abertura do I Fórum de Experiência do Paciente do IgesDF, realizado no dia 29/04 no Memorial JK, em Brasília, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, defendeu uma gestão pública de saúde centrada nas necessidades e experiências do paciente. Segundo ele, “o melhor interesse do paciente é o único a ser considerado” — princípio que deve nortear todas as ações e decisões do sistema de saúde, desde o atendimento clínico até a administração hospitalar.
Com o tema “Governança clínica — caminhos para a excelência em saúde”, a palestra do secretário ressaltou a importância da capacitação dos profissionais, da redução de desperdícios, da incorporação de tecnologias e da compreensão da jornada completa do usuário no sistema de saúde. Ele destacou ainda que 75% dos pacientes consideram a experiência no atendimento tão relevante quanto o próprio tratamento, enfatizando a necessidade de práticas mais humanas e empáticas na saúde pública.
Juracy também traçou paralelos entre experiências bem-sucedidas do setor privado e sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS), como o respeito à preferência dos pacientes por determinadas unidades ou equipes, algo que pode ser integrado à realidade do serviço público com planejamento e sensibilidade.
Projeto Humanizar ganha destaque
O evento, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (IgesDF), faz parte do Projeto Humanizar, idealizado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. O programa tem como foco transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e usuários do sistema público de saúde.
“O Humanizar foi abraçado pelo instituto, que o transformou em um programa estruturado, funcionando com excelentes resultados”, afirmou Cleber Fernandes, presidente do IgesDF. Segundo ele, as equipes estão preparadas para acolher o cidadão com respeito, atenção e empatia desde o primeiro contato nas unidades de saúde.
Entre as ações implantadas pelo programa estão o prontuário afetivo, que registra informações pessoais do paciente — como hobbies, preferências e a forma como ele gosta de ser chamado — e a cartilha de alta afetiva, entregue no momento da alta com mensagens de gratidão e reconhecimento.
Outras iniciativas marcantes incluem o “sino da vitória”, tocado por pacientes que concluem o tratamento contra o câncer, e até a organização de cerimônias simbólicas, como um casamento para um paciente em estágio terminal. Essas ações têm como objetivo humanizar o ambiente hospitalar e valorizar a experiência emocional do paciente.
Humanização que transforma
A gerente-geral de Humanização e Experiência do Paciente do IgesDF, Anucha Soares, destacou os efeitos positivos dessas práticas no dia a dia hospitalar. “Estamos promovendo um novo jeito de cuidar, com mais empatia, escuta ativa e valorização do ser humano em sua totalidade”, afirmou.
Ela também citou a adoção de pesquisas de satisfação com metodologia NPS (Net Promoter Score), que ajudam a orientar decisões estratégicas da gestão, com base na percepção dos próprios pacientes. A implantação de um jardim terapêutico no Hospital do Sol, por exemplo, foi uma sugestão dos usuários que se tornou realidade.
O fórum reuniu especialistas, gestores e profissionais de saúde para discutir como o cuidado centrado no paciente pode transformar a experiência no SUS e contribuir para um sistema mais eficiente, humano e resolutivo.