Saúde

Secretaria de Saúde Oferece Visitas Guiadas às Maternidades para Gestantes no Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realiza visitas de vinculação às maternidades, proporcionando às gestantes a oportunidade de conhecerem o local onde terão seus bebês e receberem orientações essenciais sobre o parto. A iniciativa visa acolher as futuras mães, reduzir a ansiedade e fortalecer o vínculo entre elas e as equipes de saúde que as acompanharão no momento do nascimento.

Durante a visita, as gestantes recebem informações detalhadas sobre o funcionamento do centro obstétrico, as rotinas da maternidade e o fluxo de atendimento, desde a chegada à emergência até a alta hospitalar. Além disso, são apresentadas à equipe que as atenderá, com destaque para a participação do pai ou acompanhante, incentivando seu envolvimento durante o pré-natal e o pós-parto.

Segundo Gabrielle Mendonça, gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF e coordenadora da Rede Cegonha, “essa aproximação ajuda a reduzir o medo, a ansiedade e aquela insegurança natural do final da gestação. A mulher passa a se sentir mais acolhida, segura e cria um vínculo importante com a equipe que estará presente em um dos momentos mais especiais de sua vida”.

A enfermeira obstétrica do Hospital Regional do Gama (HRG), Lídia Peres, reforça que o acolhimento e a explicação dos sinais do trabalho de parto são fundamentais para a segurança e tranquilidade da gestante. “Mostramos toda a estrutura da maternidade e preparamos a mulher para o momento do parto, envolvendo também seus acompanhantes”, destaca.

O programa de visitas guiadas é destinado a gestantes no terceiro trimestre e é organizado pelas equipes de enfermagem dos centros obstétricos. No momento da visita, é obrigatório apresentar a Caderneta da Gestante. Atualmente, 11 hospitais e a Casa de Parto de São Sebastião oferecem o serviço, que também inclui rodas de conversa online para esclarecimento de dúvidas.

A vinculação da gestante à maternidade está regulamentada pela Portaria nº 1.321/2018 da SES-DF, que integra a Rede Cegonha, programa que garante à mulher o direito à atenção humanizada durante toda a gestação, parto e puerpério, assegurando um nascimento seguro e o desenvolvimento saudável do bebê.

Para mais informações sobre datas, locais e procedimentos para participação nas visitas guiadas, as gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *