Saúde do DF Contratará Drones para Combate ao Mosquito Aedes Aegypti e Combate à Dengue
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou a contratação de drones para fortalecer as ações no combate à dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O investimento de R$ 2,4 milhões visa monitorar uma área de mais de 18 mil hectares e realizar aproximadamente 10 mil ações de tratamento nos focos de reprodução do mosquito.
O uso de drones será uma estratégia complementar aos métodos tradicionais de combate, como visitas domiciliares, ovitrampas, borrifação intradomiciliar e o uso de larvicidas. Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a inovação tecnológica entra como uma forma de otimizar as ações de combate ao mosquito, que, apesar dos esforços contínuos da equipe de saúde, ainda demanda o engajamento da população.
A contratação, realizada por meio de pregão eletrônico, vai possibilitar a realização de mapeamento aéreo e a identificação de criadouros do Aedes aegypti em áreas de difícil acesso. Além disso, as empresas contratadas deverão fornecer os drones, equipamentos e capacitação para os técnicos da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da SES-DF, garantindo que os dados coletados sejam utilizados de forma eficaz no controle da doença.
De acordo com Fabiano dos Anjos, subsecretário de Vigilância à Saúde, os drones permitirão uma visão de longo alcance, identificando criadouros aéreos e no nível do solo, que podem passar despercebidos nas abordagens tradicionais. O foco é melhorar a eficácia das ações, especialmente em locais de difícil acesso, garantindo um combate mais amplo e eficiente à dengue no Distrito Federal.