Saúde

Remédio para Colesterol Injetado: Apenas 2 Vezes por Ano!


Uma substituição a comum medicação usada para o controle dos níveis do colesterol chega ao Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 19 de junho, a comercialização de um novo medicamento contra o colesterol, a inclisirana, da farmacêutica Novartis, sendo injetável, e poucas aplicações, apenas duas vezes por ano.

A medicação atua na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL), sendo prejudicial seu acúmulo, aumentando os fatores de risco para doenças cardíacas, infartos e derrames.A medicação inclisirana age bloqueando uma proteína (PCSK9) que danifica os receptores de LDL, ou seja, sem esse processo a gordura circula no corpo, acumulando nas artérias.
Com apenas duas aplicações ao ano, a nova medicação reduz os níveis de LDL no sangue, sendo demonstrado uma diminuição média de 52%. Já a medicação usada atualmente a estatina, reduz apenas em 26% do colesterol, e causa mais efeitos colaterais comparado a nova medicação inclisirana. Os dois medicamentos podem ser administrados juntos.

Foi observado que atualmente um dos maiores problemas do tratamento tradicional, com medicações que devem ser tomadas diariamente, é a falta de adesão do paciente. E o fato do colesterol alto não ser uma doença com sintomas aparentes, alguns pacientes interrompem o tratamento com a medicação, depois de alguns meses de uso. Acredita-se que a nova medicação é a solução para o problema, por ser aplicado apenas duas vezes no ano.

Em outros países, como na União Europeia e Estados Unidos, a nova medicação já está sendo comercializada e usada desde o ano de 2020. Após essa aprovação da Anvisa, a medicação ficará disponível cerca de 90 dias, mas sem estimativa sobre quando e se o Sistema Único de Saúde (SUS) irá aderir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *