Saúde

Insulina Semanal: Entenda o Novo Método para Diabetes


Com o intuito de reduzir as aplicações de insulina diária, o novo medicamento reduz a quantidade de aplicações anuais, melhorando a qualidade de vida dos pacientes dependentes desse tipo de medicação.

No ultimo congresso da Associação Americana de Diabetes (23 e 26 de junho, EUA) foi divulgado a nova medicação, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk, o que permite apenas uma única aplicação semanal. O medicamento permite uma redução de 365 aplicações da injeção, para apenas 52 aplicações ao ano. Sendo tão eficaz quanto a medicação comumente usada.

Com a diminuição das doses administradas para controlar a glicemia, os pesquisadores e médicos acreditam que os pacientes terá uma melhor adesão a medição e mais qualidade de vida. Uma vez que atualmente com a obrigação diária de injetar a medicação anábolica, leva a uma descontinuidade ao tratamento da doença, inclusive em situações em que alguns dos pacientes se esquecem de aplicar a insulina. Podendo levar a sérios desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue.

A nova medicação insulina, será comercializada com o nome de Icodeca, e tem como objetivo modificar quimicamente a insulina basal, criando uma substancia que permanece ativa no organismo por sete dias, sendo tao eficiente, ou até mesmo superior a medicação comumente utilizada.

Inclusive, já se tem estudos desmastrando que a vacina semanal é mais eficiente. Duas pesquisas demonstraram dados envolvendo um grande número de participantes (1510 pessoas) com diabetes, que estavam com baixa estabilidade no controle ideal dos níveis de glicose sanguínea, com o uso de medicação oral. Os resultados foram expostos no The New England Journal of Medicine.

Alguns dos voluntários recebeu a insulina semanal, com aplicação feita por canetas, semelhantes as mais modernas disponíveis hoje no mercado. Os outros voluntários recebeu injeções diárias. A nova medicação Icodeca se mostrou mais superior, controlando de maneira rápida e continua os níveis de glicose dos participantes, e por um tempo muito maior. Logo, esses pacientes que usaram a insulina semanal tiveram níveis ideais de glicose, durante 71,9% do tempo. Quando comparado com a injeção diária, demonstrou o controle de açúcar no sangue em 66,9% do tempo.

As primeiras decisões frente ao uso da Icodeca estão previstas para o primeiro semestre de 2024 nos EUA, Canadá, Europa, China, Austrália, Suíca. No Brasil, a expectativa é que a medição seja comercializada a partir 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *