Saúde

Governo do DF Lançará Programa para Agilizar Atendimentos no SUS em 2025

O Distrito Federal contará com um investimento de R$ 24 milhões em 2025 para fortalecer a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Mais Especialistas (PMAE), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, terá como foco as especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia, reorganizando os fluxos de atendimento para tornar o sistema mais ágil e eficiente.

De acordo com Maurício Fiorenza, subsecretário de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), a iniciativa busca suprir gargalos e otimizar os processos na jornada dos pacientes. “Trouxemos estas especialidades para fortalecer as redes de saúde. O programa irá permitir um trabalho mais otimizado na trilha dos pacientes”, destacou.

O programa está previsto para ser implementado a partir de maio de 2025 e promete reduzir o tempo de espera tanto para consultas quanto para exames e procedimentos terapêuticos. A estratégia será baseada nas Ofertas de Cuidado Integral (OCIs), garantindo que os serviços de saúde sejam acessados de forma integrada desde a Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Assim, os pacientes poderão evitar a necessidade de entrar em múltiplas filas para conseguir atendimento.

Rodrigo Vidal, subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, enfatizou que o PMAE também trará uma nova abordagem para a regulação das filas de atendimento, focando em celeridade e eficiência. “De maneira geral, é o embrião da mudança na linha de cuidado e na gestão do paciente. Ele já passa pela consulta e termina no diagnóstico, o que torna o processo mais rápido e eficiente”, explicou.

A iniciativa reforça o compromisso do governo em aprimorar os serviços de saúde pública no DF, atendendo à crescente demanda e promovendo mais qualidade no cuidado com a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *