Pesquisa: Ganho Muscular é similar entre Treinos com Carga Alta e Mais Repetições
Estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que o ganho de massa muscular após o mesmo período de acompanhamento é semelhante tanto em exercícios resistidos com carga mais pesada (musculação) quanto em exercícios com um maior número de repetições. Essa pesquisa, conduzida com 18 voluntários ao longo de oito semanas, utilizou diferentes protocolos de treino para os membros inferiores, especificamente leg-press e cadeira extensora.
Um grupo dos voluntários realizou exercícios com carga mais alta, de até 80% do máximo de peso que podiam levantar, com um menor número de repetições, variando de 8 a 12 até atingir a falha muscular. Outro grupo fez séries com menos carga, de até 30% do máximo de peso, porém com um maior número de repetições, variando de 30 a 40 vezes até a exaustão.
O estudo constatou que ambos os tipos de treino proporcionaram resultados muito similares em termos de hipertrofia muscular, com um ganho médio de massa muscular de 6% em ambos os grupos avaliados. Além disso, a resposta metabólica do organismo após os dois tipos de treino também foi semelhante, com poucas variações detectadas na análise metabolômica realizada através de amostras de sangue coletadas antes, cinco minutos após o treino e uma hora após o fim dos exercícios.
Os resultados sugerem que a escolha entre exercícios resistidos com carga mais pesada e menor número de repetições ou com cargas mais leves e maior número de repetições pode ser uma questão de preferência pessoal, já que ambos os métodos proporcionam resultados similares em termos de ganho de massa muscular.