Ganhei peso, o que eu faço?
O ganho de peso excessivo pode aumentar o risco de várias condições, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão e problemas articulares. Além disso, pode impactar negativamente a saúde mental e a qualidade de vida. Manter um peso saudável é importante para prevenir esses prejuízos. Mas caso seu peso tenha aumentado a nutricionista sugere algumas orientações para esse cenário. Confira!
A primeira coisa é não se desesperar e nem tomar decisões precipitadas, como: pular refeições ou exagerar nos exercícios aeróbicos (esteira, bike,escada…). Por mais que o melhor seja ter acompanhamento com nutricionista, e não necessariamente esses peso seja gordura, mas vou orientar algumas sugestões do que fazer no dia a dia:
Adicione mais alimentos antioxidantes no seu dia a dia, como: Frutas vermelhas, chá-verde e vegetais verdes escuros. Além de reduzirem a inflamação, esses alimentos podem otimizar o metabolismo!
Fracione as refeições e atenção às quantidades: Ingerir quantidades menores pode fazer o metabolismo acelerar devido ao “efeito térmico” dos alimentos, promovido pela digestão! Realize café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar!
Beba bastante água: Clássica, mas além da própria água e chás, opte por consumir frutas e vegetais ricos em água, como melão, melancia, pepino, abobrinha… E lembrando: Não leve a balança e a diferença de apenas 1 ou 2 dias como padrão de ganho de GORDURA. O melhor método para saber sua composição corporal é por avaliação nutricional. Também, não se pese TODO DIA! No máximo apenas 1 vez ao mês, e não fique se comparando com outras pessoas, você é a única pessoa justa para se comparar.