Alimentação

Técnicas de Preparo e Congelamento de Marmitas


Orientações pré-preparo
Antes de preparar e congelar qualquer verdura, folha ou legume, é importante higienizá-los corretamente, de preferência fatiá-los e separá-los em pequenas porções. As frutas devem ser congeladas sem casca, caroço e bem higienizadas, de preferência em plásticos. Se for congelar frutas para o preparo de sucos, amasse bem as frutas e distribua em forminhas de gelo.
Ao congelar grãos (arroz, milho, quinoa) e leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha), separe em potes de vidro e cubra com papel filme, depois tampe e leve ao congelador. Isso evita que pedrinhas de gelo se formem nos alimentos.

Branqueamento
Antes de serem congelados os alimentos (legumes e verduras), devem passar por um processo chamado branqueamento. A técnica de branqueamento preserva a boa qualidade, sabor e textura dos legumes e verduras.
Após completa higienização dos alimentos, transfira para um recipiente com água fervente para iniciar a técnica de branqueamento, mergulhe os legumes e verduras por aproximadamente 2 minutos, em seguida, passe-os para uma vasilha com água gelada por mais 2 minutos (interrompendo o cozimento). Após esse processo armazene no congelador.

Congelamento
Atenção com alguns vegetais com alta quantidade de água (ex: tomates, pepinos), não são recomendados para o congelamento, uma vez que sua consistência e sabor podem ser completamente alterados.
Para os outros alimentos, como os grãos (arroz, quinoa, milho), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha). ou carnes já preparadas, o ideal é esperar a comida esfriar primeiro, para depois transferir o alimento para o congelador ou freezer, em uma embalagem bem fechada, de preferência de vidro.

Descongelamento
Não descongele o alimento descoberto ou sobre a pia. O risco de contaminação por bactérias é grande. O ideal é retirar o alimento do freezer no dia anterior que for consumir ou preparar, e deixar na geladeira (aquela prateleira interna). Assim que o alimento estiver completamente descongelado, cozinhe ou esquente e sirva em seguida. Lembrando que o ideal é não congelar novamente um alimento que já foi descongelado. Por isso atenção as porções, tente preparar porções pequenas para conseguir usar apenas a quantidade desejada e evitar desperdícios

Use marmitas ou potes de vidro

  • O plástico contém substâncias tóxicas como o Bisfenol-A que pode prejudicar a sua saúde.
  • Reserve as marmitas de plástico apenas para armazenar alimentos que não tenham a necessidade de aquecer (ex: saladas), ou no momento do aquecimento retire o alimento da marmita e aqueça em um prato de vidro.
  • Ao comprar marmitas ou potes de plásticos opte pela versão onde indica “BPA Free” são menos prejudiciais a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *