Alimentação

Saciou, Parou! Saiba identificar se já está satisfeito nas comemorações de fim de ano!

Banner Rotativo
Publicidade

As festas de final de ano geralmente oferecem uma variedade de comidas deliciosas, o que pode levar ao exagero. É importante praticar o equilíbrio e a moderação para aproveitar as celebrações sem comprometer a saúde.

O primeiro passo, já começa antes da refeição:
Você precisa estar consciente das suas escolhas e vontades antes de colocar a comida no prato. Pergunte-se: “Realmente estou com vontade de comer aquele alimento ou comer mais outra vez (repetir) ou estou exagerando?”, “Qual alimento é uma oportunidade única nesse momento e época do ano?”.

O segundo é prestar atenção na hora de comer, por isso:

  • Coma devagar, mastigando bem e apreciando o sabor de cada alimento;
  • Evite conversar com a boca cheia, ou mastigar mexendo no celular. Aproveite o
    momento para curtir a refeição e as pessoas ao redor!;
  • Controle a ingestão de bebidas, pense: “tem mesmo a necessidade de ficar o
    tempo todo bebendo?” Moderação e lembre-se de beber água também!

Já o terceiro passo é entender os “limites” da dilatação do seu intestino, estar saciado(a) é:
sentir que não está muito cheio mas também está sem fome e vontade de comer mais, digamos que é sentir o estômago “pleno”.
Por isso é fundamental comer com calma e prestar atenção aos sinais do seu corpo!

As comemorações de fim de ano, é um pouco mais difícil nos controlarmos totalmente, na maioria das vezes queremos provar tudo, e podemos! Mas não deixe de levar a saciedade em consideração para evitar situações desagradáveis, como: indigestão, azia e sensação de “culpa”. E lembrem-se: Não é sobre restringir, mas controlar e aproveitar o momento!

Se você percebeu que comeu mais do que pretendia, lembre-se de que isso acontece ocasionalmente e não é motivo para se culpar. Aqui estão algumas sugestões caso isso tenha acontecido e a comida não tenha caído muito bem.

Evite sentimentos de culpa. Comer ocasionalmente em excesso não define sua saúde ou autoestima, principalmente em épocas como essa de final de ano; Aumente a ingestão de água para ajudar na digestão; Faça uma caminhada leve ou outra atividade física suave para ajudar na digestão; Opte por uma próxima refeição equilibrada, focando em alimentos nutritivos e que aumentem a saciedade; O mais importante volte à sua rotina alimentar regular, sem a necessidade de compensar ou restringir excessivamente.

Lembre-se, o equilíbrio a longo prazo é fundamental. Um episódio isolado de excesso não terá um impacto significativo, desde que você retome hábitos saudáveis. Boas festas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *