Dieta Anti-Inflamatória: Conheça os Principais Alimentos que Compõe esse Perfil Alimentar
Uma alimentação anti-inflamatória é aquela que tem como objetivo diminuir a inflamação do organismo. Ou seja, está associada com a prevenção de doenças, tais como as doenças crônicas não transmissíveis, doenças cardiovasculares, hipertensão, resistência à insulina, diabetes tipo II, obesidade, doenças neurológicas, depressão, ansiedade e até mesmo alguns tipos de câncer.
Um organismo inflamado, pode desencadear diversa alterações funcionais, indicando que algo não está funciona do corretamente. Dessa forma, ocorre uma diminuição na qualidade e expectativa de vida.
Os indícios mais comuns são: alterações na permeabilidade e função do intestino, baixa ou até mesmo oscilação de energia durante o dia, excesso de sebo e oleosidade na pele e cabelos, o que favorece o surgimento de acne, e até mesmo olheiras muito aparentes.
Estudos atuais demonstram piora desses sintomas com um padrão alimentar mais inflamatório, onde alguns hábitos alimentares aumentam a condição de inflamação no corpo. Logo, pensando em minimizar ou até mesmo prevenir a inflamação, as refeições diárias devem ser equilibradas e cheias de alimentos ricos em propriedades antioxidantes.
Incluir diariamente alimentos ricos em gorduras monoinsaturada e poliinsaturadas, consideradas saudáveis podem auxiliar. Essas gorduras estão presentes em azeites de oliva extravirgem, nozes, amêndoas, abacate, sementes de abóbora ou girassol e peixes como salmão ou atum.
Já as frutas, verduras e legumes são ricas em vitaminas e minerais, além dos compostos bioativos presentes, o que contribuem para diminuição da inflamação do organismo. Além disso, os alimentos fontes de carboidratos complexos são fundamentais para aumento e produção de energia do corpo, incluir esses alimentos nas primeiras horas do dia acredita-se ser essencial, são eles os cereias integrais, arroz integral, pão integral, aveia ou tubérculos como a mandioca, batata-doce, mandioquinha, inhame.
E evite os alimentos ditos como causadores de processos inflamatórios do organismo, como as bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos de frutas adoçados com açúcar, carboidratos refinados como pão branco, massa branca, biscoitos, doces, bolo e sorvete, as carnes processadas como o peito de peru, mortadela, salsichas, salgadinhos processados e alimentos com ingredientes parcialmente hidrogenados.