Saúde

Campanha de Multivacinação começa no DF neste sábado


No próximo sábado, dia 26, entre as 9h e as 17h, o Zoológico de Brasília receberá o evento de lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O Dia D da campanha chega ao Distrito Federal com o propósito de aumentar as taxas de vacinação, prevenindo a reintrodução de doenças já erradicadas no Brasil.

Diversos locais estarão disponíveis para a vacinação no Dia D, incluindo três centros comerciais do DF: Águas Claras Shopping, Santa Maria Shopping e JK Shopping em Taguatinga, além do Pontão do Lago Sul. Além disso, quatro escolas também abrirão suas portas para fornecer os serviços de saúde: Escola Classe 66 do Sol Nascente, CEF 32 do Pôr do Sol, Escola Classe 1 no Setor Habitacional Porto Rico em Santa Maria e a Escola Classe Vila São José em Vicente Pires. O carro da vacinação estará circulando por São Sebastião. Além dessas iniciativas, haverá pontos de vacinação em praças, locais públicos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões do DF.

Apesar do enfoque nas crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizará atendimento para todas as faixas etárias, incluindo adolescentes a partir dos 15 anos, adultos e idosos.

A campanha abrangerá uma variedade de imunizantes contra doenças como hepatite, meningite, pólio, pneumonia, febre amarela, varicela, HPV, difteria, tétano, covid-19 e gripe, entre outras.

A meta da SES-DF é aplicar mais de 400 mil doses de imunizantes até o encerramento da campanha, em 9 de setembro.

Baixa cobertura vacinal é um problema

Refletindo uma tendência nacional, as taxas de cobertura vacinal no DF estão aquém das recomendações das autoridades de saúde pública, registrando quedas consecutivas desde 2017. Em 2018, o Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo.

Na capital federal, à exceção da vacina BCG (contra a tuberculose), todas as vacinas do calendário infantil estão abaixo da meta de 95% de cobertura para crianças de até um ano. Estima-se que a população atual do DF tenha cerca de 38 mil crianças com idades entre zero e 12 meses, de acordo com a projeção da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES, ressalta a importância de seguir o cronograma de vacinação, que inclui doses ao nascer e posteriormente aos 2, 3, 4, 5, 6, 9, 12 e 15 meses, com uma consulta de acompanhamento aos 4 anos. Ela explica: “É essencial completar o esquema vacinal. Às vezes, as famílias levam as crianças para as primeiras doses, mas não seguem todo o cronograma”. Por exemplo, a vacinação contra a poliomielite prevê cinco doses, a serem administradas dos 2 meses aos 4 anos.

Acesse a lista completa de locais para vacinação aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *