Alimentação Consciente e Intuitiva: Entenda Como Funciona!
Práticas alimentares conscientes e intuitivas podem ajudar a normalizar os comportamentos alimentares e melhorar seu relacionamento com os alimentos.
A alimentação consciente baseia-se em comer com consciência sobre suas escolhas alimentares e sem julgamentos. Identificando a verdadeira necessidade ao se alimentar, com a consciência do que está relacionado por trás de suas necessidades nutricionais diárias, fome, e quais são as emoções, os sentimentos, e os hábitos alimentares, por trás desse cenário.
A alimentação intuitiva é a sinergia do fortalecimento entre mente, corpo e alimento. Ou seja, incluir os nutrientes essenciais, respeitando as suas necessidades fisiológicas, nutricionais e os seus sentimentos. Isso inclui:
- Comer por razões físicas e não emocionais;
- Confiar nos sinais internos de fome e saciedade;
- Permitir-se abrir exceções quando realmente for necessário. Sendo em momentos eventuais.
A sinergia entre a prática alimentar consciente e intuitiva, são úteis para todos, principalmente para pessoas que tem padrões alimentares alterados, ou seja, descontrole ao ato de se alimentar. É a junção entre uma maneira saudável e consciente de se alimentar.
O intuito é fazer com que você aprenda a escutar o seu corpo sentindo os instintos naturais de fome e saciedade, permitindo a escolha por bons alimentos, nos momentos pertinentes.
Aumentando a confiança em seus instintos e seu corpo, respeitando seus momentos nem sempre terá tempo ou energia para comer consciente. Mas confie e foque para que na maior parte do tempo sua alimentação seja feita com consciência. Saiba que esse aprendizado não irá acontecer da noite para o dia, pode levar semanas ou meses para aprender esse novo comportamento. Seja paciente consigo mesmo, aproveite o processo para conhecer melhor você e construa uma conexão mente, corpo mais forte, e melhore seu relacionamento com a comida.
Dicas para comer de forma consciente e intuitiva:
- Prepare sua refeição;
- Descasque mais e desembrulhe menos;
- Cozinhe os alimentos mais naturais possíveis, alimentos naturais do seu agrado. Ao preparar os alimentos seu cérebro também começa a se preparar para comer aquela refeição, através da visualização e olfato;
- Atenção plena ao momento de se alimentar;
- Desligue aparelhos eletrônicos, evite a utilização dos mesmos no momento da refeição. Isso aumenta sua percepção de saciedade e apreciação dos sabores dos alimentos;
- Sente-se confortavelmente para se alimentar;
- Respire fundo, centralize-se seus pensamentos naquela refeição, permita-se comer até sentir-se saciado, saboreie e aproveite sua refeição, expresse gratidão pelo alimento servido, por todos que ajudaram a cultivar aquele alimento, incluindo você que preparou.
Uma alimentação consciente e intuitiva é a melhor maneira de garantir suas necessidades nutricionais, além disso, a comida é mais do que apenas um alimento físico, uma boa refeição diária é capaz de estimular boa saúde física, emocional e psicossocial.