Saúde

ChatGPT: Porque não Podemos Seguir as Recomendações da IA


Se o ChatGPT montar um plano alimentar para você, pode ser que dê tudo errado, e sua saúde fique comprometida. Entenda a seguir:

O ChatGPT é um chatbot online de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, lançado em novembro de 2022. Funciona a partir de uma rede neural de aprendizado profundo chamada Transformer. Isso quer dizer que, quando exposto a grandes quantidades de dados de texto, como perguntas, o chatbot aprende a prever a próxima palavra em uma sequência lógica conhecida como “modelagem de linguagem”.

Logo, atualmente, essa inteligência artificial não consegue interpretar suas reais necessidades em relação aos seus exames laboratoriais, possíveis intolerâncias e gasto calórico (que calculamos em consulta) para adequar na dieta.

Antes de “prescrever uma dieta” é preciso readequar hábitos e crenças que fazem parte da rotina de cada pessoa, para que assim, de fato tenha adesão a alimentação.Se não, de nada adiantará! E o ChatGPT não consegue identificar isso…

Além disso, nas dietas feitas pelo ChatGPT podem constar falta de nutrientes importantes, além do sistema não levar em consideração seu estado de absorção e digestão que são fundamentais para os resultados. Por mais que seja uma ferramenta ótima para pesquisa, precisamos saber separar as coisas, e evitar colocar a saúde em risco.

Afinal, apenas um(a) profissional que estuda a anos e também possui sentimentos que pode entender nossas dores e direcionar a melhor conduta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *