Alimento Funcional. O que é?
Os alimentos funcionais contêm compostos bioativos com ações específicas no corpo humano, cuja composição nutricional é ideal para fortalecer e promover o bom funcionamento do corpo humano. Esses alimentos são conhecidos como superalimentos, ou seja, são alimentos que apresentam alto valor nutricional devido à alta concentração de nutrientes e, por outro lado, grande valor biológico devido à biodisponibilidade e bioatividade satisfatórias dentro do corpo, devido a uma variedade de compostos bioativos que contêm.
Os superalimentos incluem alimentos que têm uma dúzia ou mais de propriedades únicas e constituem um conjunto específico de alimentos, naturais ou médios processados com vários nutrientes. São alimentos que segundo estudos são capazes de aumentar a vitalidade do corpo humano e podem ser uma boa escolha para melhorar a saúde geral através do fortalecimento do sistema imunológico.
Os componentes bioativos mais importantes dos superalimentos comprovadamente benéficos para o corpo humano são os ácidos graxos poliinsaturados (ω-3, ω-6), vitaminas, minerais, microrganismos probióticos e antioxidantes. Como a mais importante das propriedades dos superalimentos é sua atividade antioxidante, entre os antioxidantes mais importantes dos superalimentos estão principalmente as vitaminas A, C e E, flavonóides, selênio, betacaroteno, zinco, licopeno e polifenóis, antocianinas, catequinas, luteina, zeaxantina, resveratrol betaglucana e lignas.
O consumo habitual destes compostos em sua alimentação previne doenças e melhora do bem estar físico e mental.