Projeto e Planejamento Integrado do PSE no Distrito Federal
O PSE é uma política pública instituída pelos Ministérios da Saúde e da Educação que busca integrar ações de saúde e educação nas escolas públicas, promovendo saúde, prevenção de doenças e bem-estar dos estudantes. No DF, ele é formalizado como estratégia pactuada entre as Secretarias de Saúde (SES-DF) e de Educação (SEEDF).No ciclo 2023-2024, houve recorde de adesão: cerca de 505 de 780 escolas (65%) da rede pública do DF já estavam participando.
Para o novo biênio (2025/2026), o programa será ampliado para 632 escolas, alcançando mais de 365 mil estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O PSE trabalha com 14 eixos temáticos que orientam quais áreas de saúde serão priorizadas em cada escola, conforme diagnóstico local e demandas específicas. Alguns desses eixos são:
- Saúde Ambiental
- Alimentação saudável e prevenção da obesidade
- Promoção da atividade física
- Promoção da cultura de paz e direitos humanos
- Verificação da situação vacinal
- Saúde sexual e reprodutiva / prevenção de HIV/IST
- Prevenção de uso de álcool, tabaco e outras drogas
- Saúde bucal, auditiva, ocular etc.
O planejamento do PSE no DF tem algumas características importantes de integração e coordenação: Cada escola, junto com sua UBS de referência, realiza diagnóstico local de saúde — identificando quais problemas são mais urgentes, quais demandas os estudantes e comunidade escolar apresentam. Esse diagnóstico orienta os eixos escolhidos para aquele biênio.
Grupo de Trabalho Intersetorial
O DF possui GTI-PSE (Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE) que articula entre Saúde e Educação, definindo metas, escolhendo escolas participantes, pactuando UBSs, monitorando execução e avaliando resultados.
Oficinas de planejamento participativo
A oficina recente “Dialogando com Freire, Morin e Henfil” se insere nesse processo. Reuniram-se representantes das UBSs e das regiões escolares para identificar desafios, trocar experiências e construir coletivamente planos de ação integrados, considerando os contextos regionais.
Saúde DF
São definidas metas de atuação para temas como vacinação, combate a doenças como dengue, promoção da alimentação saudável, entre outros, escolhidos conforme prioridades locais. A execução depende da colaboração entre professores, profissionais de saúde das UBSs, gestores escolares.
Monitoramento e avaliação
O programa se baseia não só na execução de atividades, mas também no registro das ações, avaliação de resultados e ajuste contínuo. As ações pactuadas são monitoradas para ver se estão sendo cumpridas, e há mecanismos para retroalimentar o planejamento.
Melhor acesso de estudantes a serviços de saúde, que às vezes são difíceis de alcançar pela família, seja por logística ou por déficit de oferta. Promoção de hábitos de saúde, prevenção de doenças e agravos — o que pode refletir em menor absenteísmo, melhor desempenho escolar, qualidade de vida.
Fortalecimento da articulação intersetorial: escola-UBS-família, para que saúde e educação atuem integradas, não em ilhas. Desenvolvimento de ambientes escolares mais saudáveis, com comunidades escolares mais conscientes sobre prevenção (vacinação, ambiente limpo, alimentação equilibrada, etc.).
Possibilidade de atuar em determinantes sociais da saúde, pois o programa permite mapear vulnerabilidades regionais e direcionar esforços onde mais se precisa.
