Estudo: Mounjaro Oferece maior Proteção Cardiovascular e Perda de Peso Significativa
Um estudo da farmacêutica Eli Lilly revelou que o medicamento Mounjaro oferece maior proteção cardiovascular que o Trulicity em pacientes com diabetes tipo 2. A pesquisa, envolvendo mais de 13 mil participantes em 30 países, mostrou que o Mounjaro reduz significativamente o risco de infarto, AVC e morte por qualquer causa em comparação ao Trulicity e ao placebo.
Além dos benefícios cardiovasculares, o medicamento também auxilia na perda de peso significativa, proteção renal e menor mortalidade geral. Aprovado desde 2023 para diabetes tipo 2, recentemente passou a ser indicado para tratamento de sobrepeso com comorbidades e obesidade, quando associado a dieta e exercício físico.
O Mounjaro é composto pela molécula tirzepatida, que atua simultaneamente sobre os hormônios intestinais GLP-1 e GIP, estimulando a produção de insulina e ajudando no controle glicêmico. Essa ação dupla diferencia o medicamento dos concorrentes Ozempic e Wegovy, que atuam apenas no receptor GLP-1.
Outro estudo recente mostrou que a tirzepatida levou à perda média de peso de 22,8 kg, contra 15 kg obtidos com a semaglutida (substância ativa do Ozempic e Wegovy), reforçando a eficácia superior do Mounjaro no controle do peso e diabetes.