Restaurando Sorrisos: 4,1 mil Mulheres já Atendidas no DF
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o instituto IBSaúde, promove o programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos, oferecendo atendimento odontológico gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Desde sua criação em março, o projeto já realizou mais de 4,1 mil atendimentos, totalizando cerca de 27,8 mil procedimentos nas regiões administrativas do Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Planaltina.
Em Planaltina, por exemplo, a unidade móvel — instalada no estacionamento da administração regional — funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Os serviços oferecidos vão desde consultas básicas e limpezas até tratamentos mais complexos, como canal e próteses dentárias. Quando é necessário algo mais especializado, os casos são encaminhados pela regulação da Secretaria de Saúde para continuidade do tratamento.
Para participar, é preciso morar no Distrito Federal, ter 18 anos ou mais, estar inscrita no CadÚnico e apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS.
Segundo a coordenadora do programa, o objetivo é não só tratar a saúde bucal, mas também resgatar a autoestima dessas mulheres, restaurando sua dignidade. Desde o seu lançamento, a iniciativa conta com investimento de R$ 8 milhões por meio de emenda parlamentar.
