Problemas intestinais? Confira algumas dicas para melhora da função intestinal
Os problemas intestinais são uma questão de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Desde desconfortos leves até condições graves, os distúrbios intestinais podem impactar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Nesta matéria, vamos explorar as principais causas, sintomas e opções de tratamento para uma série de problemas intestinais comuns.
Hábitos que estimulam o bom funcionamento intestinal: Ingestão adequada de fibras alimentar, presentes nas frutas frescas (quando possível ingeridas com cascas), legumes e verduras (quanto maior for a variedade, melhor!), cereais integrais: aveia, farelo de aveia, psylium, quinoa, arroz integral, pães integrais, as sementes de chia, linhaça, abóbora, são aliadas da saúde intestinal.
Beber bastante água ao longo do dia. Sugestão: Instale algum aplicativo no seu celular que avise os horários de beber água. Isso ajuda a lembrar de beber água. E para descobrir em média, quantos litros de agua você deve consumir, faça uma simples conta. Calcule: 35ml por kg de peso, exemplo: 35ml x 60kg = 2.100ml de água por dia
Mastigue bem os alimentos. Mantendo a atenção voltada a refeição no momento que for se alimentar, evitando qualquer tipo de distração. Sente-se a mesa sem o celular, sem a televisão ligada ou qualquer tipo de distração. Entre uma garfada e outra, solte o talher ao lado do prato e aprecie com calma o sabor dos alimentos.
Manter a adequada digestão é fundamental para o bom funcionamento do intestino. Sintomas como azia, refluxo, inchaço abdominal, excesso de gases podem estar relacionados com sintomas de má digestão e absorção. Converse com seu nutricionista e relate os sintomas. Ela indicara a melhor estratégia para melhora dos sintomas, digestão alimentar e consequentemente função intestinal.
Diminua o consumo de alimentos industrializados, açúcares, álcool e alimentos alérgicos, refrigerantes ou sucos de caixinha, bolos açucarados, pães de farinhas refinadas, bolachas recheadas, cream craker ou biscoitos industrializados, chocolate branco, ao leite com grande adição de açúcar, bala, pirulitos e chicletes, excesso do consumo de lácteos, leite UHT, excesso do consumo de bebidas alcoólicas.
Mantenha um intestino bem colonizado. Suplementos pré e probióticos, pode ser interessante em alguns casos. Quando usado corretamente e prescrito por um nutricionista (manipulação de cepas e tempo determinado de uso).
Fale com seu nutricionista, suplementação apenas sobre prescrição adequada.