OMS: Pacientes com Carga Viral Indetectável de HIV não Transmitem o Vírus
Novo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Global Health Impact Group, publicado na revista The Lancet, trouxe resultados positivos em relação ao uso consistente da terapia antirretroviral no tratamento do HIV.
Segundo a pesquisa, pessoas vivendo com HIV que alcançam um nível indetectável do vírus através do uso contínuo da terapia antirretroviral não transmitem o HIV para seus parceiros sexuais. Além disso, o estudo também destacou o baixo risco de transmissão vertical do vírus das mulheres para seus filhos durante a gestação, parto ou amamentação.
A OMS enfatizou que a terapia antirretroviral continua a transformar a vida das pessoas que vivem com HIV, proporcionando resultados positivos. Aqueles que são diagnosticados precocemente e seguem o tratamento de forma adequada podem esperar ter a mesma saúde e expectativa de vida que pessoas não infectadas pelo HIV.
As novas orientações científicas e normativas sobre o HIV foram lançadas durante a 12ª Conferência Internacional da Sociedade Internacional de AIDS (IAS) sobre Ciência do HIV. Esses resultados promissores trazem esperança na luta contra o HIV e representam um avanço significativo no campo da saúde global.