Saúde

Ministério da Saúde Lança Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno


O Ministério da Saúde do Brasil lançou a Campanha da Semana Mundial da Amamentação 2024, destacando a importância da amamentação para a redução da mortalidade infantil em até 13%. Com o tema “Amamentação, apoie em todas as situações”, a campanha visa promover a conscientização sobre a amamentação, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para garantir a sobrevivência e o bem-estar das crianças, além de focar na redução das desigualdades no apoio à amamentação.

O governo federal está ciente das diferentes condições que afetam a amamentação e, por isso, busca garantir o direito à amamentação, com atenção especial a lactantes em situação de vulnerabilidade, emergências e desastres naturais. A campanha conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

No Distrito Federal (DF), a campanha é apoiada por 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 14 bancos de leite, que oferecem orientação e tratamento para mães lactantes. O DF destaca-se por ser a única unidade federativa em que todos os bebês internados em UTIs neonatais públicas recebem leite humano. Além disso, o DF foi pioneiro na doação de leite para o Rio Grande do Sul, enviando 66 litros para repor estoques após enchentes. Em junho de 2024, foram coletados mais de 1,7 mil litros de leite, garantindo o abastecimento local.

Os bancos de leite, localizados nos hospitais regionais de Sobradinho (HRS), Planaltina (HRPl), Asa Norte (Hran), Brazlândia (HRBz), Ceilândia (HRC), Taguatinga (HRT), Gama (HRG), Região Leste (HRL), localizado no Paranoá, e no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), também são polos para doação e armazenagem do leite doado. Para doar, são duas possibilidades: entrar em contato pelo número 160, opção 4, ou no site Amamenta Brasília e realizar o cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *