Mês de Luta Contra a Aids: Confira programação da SES-DF
Durante o Mês de Combate à Aids em Brasília, uma série de atividades focadas na prevenção e conscientização da população sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estão sendo promovidas pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Ao longo de dezembro, diversas ações visam esclarecer sobre a doença e combater o estigma associado ao tema.
No Parque da Cidade, neste sábado (2), ocorrerá testagem e aconselhamento para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), enquanto de 1º a 4 de dezembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 do Gama realizará palestras, testes e distribuição de preservativos para conscientização. Rodas de conversa, palestras e distribuição de kits também estão programadas para outras datas e unidades de saúde.
Beatriz Maciel Luz, Gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SES-DF, destaca os esforços do Sistema Único de Saúde (SUS) na realização de testes imediatos e tratamento rápido, contribuindo para a redução de contaminações e óbitos pela Aids ao longo dos anos.
Os casos positivos serão encaminhados para tratamento específico em Serviços de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/Aids, onde serão realizados exames complementares para avaliar a saúde e estágio da infecção, estabelecendo um tratamento adequado com antirretrovirais, quando necessário.
Para fortalecer a prevenção e tratamento do HIV, a SES-DF lançou um Guia Prático para Profissionais de Saúde da Atenção Primária (APS) no intuito de ampliar e fortalecer os atendimentos. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e a terapia antirretroviral (Tarv) serão oferecidas progressivamente em Unidades Básicas de Saúde “piloto”, com planos de expansão para toda a rede de Atenção Primária do DF.
Maria Clara Gianna, Coordenadora do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, destaca a importância do início precoce da Tarv para todas as pessoas vivendo com HIV/Aids, independentemente do estágio clínico, visando diminuir a transmissão do vírus e melhorar o prognóstico.
A divulgação do guia incluirá a capacitação dos profissionais das equipes e farmacêuticos das UBSs-piloto durante dezembro, expandindo as qualificações a partir de janeiro.
Fernando Henrique Aires, Coordenador de Atenção Primária à Saúde, enfatiza que o guia contribuirá para melhorar o atendimento às pessoas que vivem com HIV, tornando a Atenção Primária mais ágil e eficiente.
Além dos Centros Especializados, como o Cedin e a Policlínica de Taguatinga, unidades de atendimento para HIV/Aids agora estão disponíveis nas UBSs e na Policlínica de Ceilândia II, ampliando a oferta da PrEP nas UBSs como parte das estratégias de prevenção combinada do HIV.
Informação: SES-DF