Saúde

Má Digestão, Gastrite e Refluxo? Nutricionista dá Dicas!


Mastigue bem os alimentos, pois isso é fundamental para uma boa digestão, facilitando a ação das enzimas digestivas. Os alimentos bem fragmentados facilitam a ação de enzimas digestivas, sendo completamente digeridos e melhor absorvidos e aproveitados pelo organismo.

Faça as refeições de maneira consciente, com calma e em local tranquilo. Preste atenção no que está comendo e procure repousar os talheres entre uma garfada e outra. Este simples cuidado já garantirá uma melhor mastigação.

Evite o consumo exagerado de carnes: Carnes mal digeridas são suscetíveis à putrefação e produção de gases. Também, macromoléculas mal digeridas podem aumentar as chances de sensibilização alérgica. Faça um rodízio entre carne vermelha (no máximo 2 vezes), frango, peixes (no mínimo 3 vezes) e ovos (caipiras) durante a semana. Opções de proteínas vegetais como o tofu e os cogumelos são bem vindas, em substituição às proteína de origem animal.

Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois líquidos em demasia diluem os sucos digestivos prejudicando a digestão. Além disso, aumentam o pH intestinal propiciando o crescimento de patógenos. Ideal é ingeri-los 30 minutos antes ou apenas 1 hora após as refeições.

Evite frituras e alimentos gordurosos, pois, além de alterarem a flora intestinal, são pró-inflamatórias. Use óleos vegetais (preferencialmente azeite, coco ou avocado) com moderação no preparo de alimentos assados, cozidos, grelhados e no vapor.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool além de induzir à inflamação da mucosa intestinal, aumentando a permeabilidade, consome os estoques orgânicos de nossos antioxidantes, como glutationa, vitaminas do complexo b, vitamina c…

Evite consumir alimentos crús (vegetais, saladas, peixes, carnes), que possuem pior digestibilidade e podem causar desconforto (queimação, refluxo).

Para evitar o refluxo, procure jantar até 2-3 horas antes de dormir, optando por refeições mais leves (ex. Sem proteína animal, sopas, poucas fibras).

ALIMENTOS QUE PIORAM A GASTRITE/ REFLUXO

Produtos ricos em conservantes e outros aditivos alimentares, pois esses condimentos têm um grande potencial de agravar ainda mais o quadro, pois causam a irritação da mucosa gástrica

Gomas de mascar, pois ao mastigar a goma de mascar, o estômago é ‘enganado’. Não ocorre a chegada de alimento na cavidade gástrica e, portanto, a quantidade de suco gástrico produzido pode ferir o estômago

Embutidos (salsicha, salame, peito de peru, linguiça, mortadela etc), pois são ricos em corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago

Frituras, principalmente, de óleos reutilizados, pois causam grande irritação gástrica e agravam os sintomas da gastrite e refluxo

Carne vermelha, pois além das proteínas, as gorduras presentes em alguns cortes de carne, como a picanha, tornam a digestão mais lenta, deixando o alimento parado no estômago por um período maior, piorando assim os sintomas gástricos.

Leites e seus derivados (Queijos, iogurtes, requeijão, achocolatados, manteiga, creme de leite), pois o leite e seus derivados fazem parte dos alimentos protéicos, e a alteração digestiva é semelhante à das carnes. Seu consumo nunca deve ser utilizado na tentativa de melhorar a dor gástrica, pois haverá uma melhora imediata em resposta à chegada de alimento no estômago, mas o agravamento da gastrite virá logo em seguida.

Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico.

Condimentos fortes como pimenta, curry, temperos prontos, molho shoyu, catchup, mostarda etc pois na gastrite há um processo inflamatório e o consumo de pimenta poderá ferir ou agravar a lesão inicial. Os demais molhos são ricos em conservantes e condimentos que também pioram o quadro

Cafeína presente no café, nos chás preto e mate, energéticos, suplementos pré-treino e nos refrigerantes à base de cola. Esta substância é um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite.

Frutas cítricas, como laranja, limão, kiwi, morango, mexerica, abacaxi e maracujá, pois o teor de acidez destas frutas pode agravar a lesão gástrica e causar dor.

Alimentos alergênicos podem exacerbar os sintomas da gastrite e refluxo. Por isso é importante respeitar as suas compatibilidades alimentares.

Estresse crônico e privação de sono pioram a digestão e os sintomas da gastrite e refluxo. Por isso, busque por atividades relaxantes e descanso (físico/ mental) regularmente.

ALIMENTOS QUE MELHORAM A GASTRITE/ REFLUXO

Chá de alecrim e hortelã diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições;

Chá de dente-de-leão possui efeito cicatrizante da mucosa gástrica. Tome 1 xícara no intervalo entre as refeições ( 3-4 xícaras por dia);

Gel de Aloe Vera possui efeito cicatrizante, o gel já é vendido pronto e 50 ml ingeridos em jejum ou antes de dormir diariamente, durante as fazes de crise do sintomas;

Suco verde, feito com uma fruta batida com couve. A couve é rica em magnésio e outros nutrientes que auxiliam na recuperação da mucosa gástrica. Para o preparo, bata 1 folha de couve orgânica com suco de uma fruta (não ácida), água e linhaça germinada. Para germinar a linhaça, basta colocar uma colher de sopa em um copo com água. Depois de duas horas, a semente estará pronta para ser adicionada no suco verde. (deixe a linhaça de molho de um dia para o outro na geladeira, se preferir).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *