Inauguração do Centro de Inteligência Estratégica para o SUS no DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) inaugurou nesta sexta-feira (25) o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (CIEGES-DF), um espaço inovador criado para centralizar dados e fortalecer a tomada de decisões na saúde pública do DF. Em Brasília, a unidade foi estruturada para oferecer respostas rápidas e precisas com o uso de tecnologia avançada, visando melhorar a transparência e a eficácia das políticas de saúde para a população.
Com equipamentos modernos, incluindo um telão de 150 polegadas e um monitor touch, o CIEGES foi desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o espaço reflete o compromisso com o SUS e destaca a importância de uma gestão baseada em dados e colaboração: “Estamos trabalhando intensamente, com o apoio de nosso corpo técnico, para fortalecer o SUS e atender melhor a população do DF e da RIDE, que conta com nossos serviços”.
O novo centro conta com uma equipe qualificada para monitorar e analisar dados de atendimentos, internações e exames, auxiliando os gestores na formulação de estratégias de saúde pública mais eficazes. O secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, destacou que a iniciativa representa um marco para decisões em tempo real e embasadas em dados sólidos, trazendo inovação à gestão de saúde no Brasil.
Além da infraestrutura tecnológica, o projeto valoriza a capacitação de profissionais. Wagner Martins, coordenador do CTIS da Fiocruz Brasília, afirmou que a inteligência digital aplicada vai além da tecnologia, sendo sustentada pela atuação de profissionais qualificados, em uma parceria que visa aprimorar a gestão do SUS.
Instituído pela Portaria nº 392/2023, o CIEGES é coordenado pelo Comitê Permanente (COPCieges-SES-DF), criado para promover decisões ágeis e eficazes, especialmente em situações de emergência. O subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal, destacou que a nova sala de monitoramento facilita o acesso à informação e fortalece a comunicação com a população, promovendo transparência e eficácia na resposta do sistema de saúde pública.