Saúde

Férias Escolares Exigem Atenção Redobrada com a Segurança das Crianças no DF

Durante as férias escolares, o lar se transforma em um grande espaço de brincadeiras e descanso para as crianças. No entanto, esse período também traz um aumento nos acidentes domésticos, o que exige maior cuidado por parte das famílias do Distrito Federal. Dados do Samu-DF mostram que, apenas nos meses de férias de 2024 (janeiro, julho e dezembro), foram registrados 694 atendimentos a crianças entre 0 e 12 anos por acidentes em casa.

As ocorrências mais comuns incluem quedas, queimaduras, engasgos, choques elétricos, afogamentos e intoxicações. De acordo com a enfermeira Carolina Cunha, do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu, é fundamental que os pais façam uma avaliação cuidadosa do ambiente doméstico, identificando objetos e situações que ofereçam risco aos pequenos.

“A maioria dos acidentes pode ser evitada com pequenas atitudes de prevenção no dia a dia”, destaca Cunha.

Dicas para evitar acidentes:
Evite objetos cortantes ou pontiagudos ao alcance das crianças

Proteja janelas com telas e bloqueie o acesso a escadas

Use as bocas traseiras do fogão e mantenha os cabos das panelas virados para dentro

Mantenha pisos secos e evite tapetes escorregadios

Guarde produtos de limpeza e medicamentos em locais altos e trancados

Atenção especial às pipas

Brincar de pipa também requer atenção. A prática deve ser feita em locais abertos, longe da rede elétrica. O uso de cerol ou linha chilena é perigoso e pode provocar acidentes graves ou fatais, inclusive com ciclistas e motociclistas. Crianças também correm risco ao atravessar ruas atrás da pipa.

Em caso de acidente, ligue imediatamente para o Samu (192) ou para os Bombeiros (193). O médico regulador irá orientar os primeiros socorros até a chegada da equipe. Em situações de intoxicação ou picadas de animais peçonhentos, o ideal é procurar uma UBS ou hospital e, se possível, levar a embalagem do produto envolvido.

Como forma de ampliar o acesso à informação, o Ministério da Saúde, em parceria com o YouTube, lançou uma série de vídeos com instruções de primeiros socorros, como a manobra de Heimlich, essencial em casos de engasgo. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa, ajudando a salvar vidas com atitudes rápidas e corretas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *