Saúde

Estudo: Insulina Semanal Experimental Tem a Mesma Eficácia que Doses Diárias


Uma nova insulina de aplicação semanal demonstrou ter a mesma eficácia que as injeções diárias em pacientes com diabetes tipo 2. Em ensaios clínicos, a insulina efsitora alfa (efsitora), aplicada uma vez por semana, apresentou uma redução da hemoglobina glicada (HbA1C) comparável àquela proporcionada pela injeção diária, amplamente utilizada globalmente.

Os resultados, divulgados recentemente pela Eli Lilly and Company, são vistos como promissores, principalmente devido ao potencial da insulina semanal melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diabetes. A eficácia, muito próxima das insulinas basais de uso diário, permitiu o controle da doença com menos aplicações – apenas 52 vezes ao ano, ao invés de 365.

Os estudos clínicos foram divididos em duas pesquisas de fase 3: o QWINT-1, que analisou a insulina semanal em pacientes com diabetes tipo 2 que nunca haviam usado injeções de insulina; e o QWINT-3, que envolveu pacientes que já estavam em tratamento com insulina basal diária.

De acordo com o estudo, nos pacientes que nunca tinham utilizado insulina, a aplicação semanal reduziu a hemoglobina glicada em 1,31%, comparado aos 1,27% da insulina glargina diária, resultando em níveis de 6,92% e 6,96%, respectivamente.

Entre os pacientes que mudaram do tratamento diário para o semanal, também houve redução na hemoglobina glicada. A insulina semanal diminuiu a HbA1C em 0,86%, enquanto a insulina degludeca diária reduziu em 0,75%, levando a valores de 6,93% e 7,03%, respectivamente.

O que é a insulina efsitora?

A insulina efsitora é uma insulina basal de uso semanal, desenvolvida para ser aplicada de forma subcutânea uma vez por semana. Ela tem o potencial de proporcionar níveis de glicose mais estáveis ao longo da semana, reduzindo a variação dos níveis de açúcar no sangue. A efsitora está em fase 3 de estudos para pacientes com diabetes tipo 1 e 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *