Saúde

Distribuição de Novos Autotestes de HIV Tem Início no Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou a entrega de novos autotestes de HIV com uma embalagem reformulada pelo Ministério da Saúde. A primeira remessa inclui cerca de 5,4 mil unidades, sendo 5 mil já no novo formato, que serão distribuídas conforme a necessidade das unidades de saúde da região.

A nova embalagem, mais compacta e discreta, foi projetada para facilitar o transporte e oferecer maior privacidade aos usuários. O design atualizado também incorpora uma tarja vermelha indicando a proibição de venda e um número gratuito para suporte técnico, disponível 24 horas por dia. Segundo o Ministério da Saúde, as mudanças foram feitas com base em sugestões de usuários, com o objetivo de aumentar a aceitação do autoteste e promover o diagnóstico precoce.

Ele explica que a embalagem anterior, por ser maior e menos discreta, causava desconforto para alguns usuários. Agora, o objetivo é tornar o autoteste mais acessível, especialmente para quem enfrenta barreiras de acesso ao SUS ou prefere evitar o atendimento presencial.

Como funciona o autoteste de HIV?

Disponível gratuitamente no SUS há três anos, o autoteste de HIV utiliza fluido oral para fornecer resultados em até 20 minutos. Ele é considerado um teste de triagem, ou seja, resultados positivos precisam ser confirmados em uma unidade de saúde. O autoteste complementa outras estratégias de prevenção e diagnóstico oferecidas pelo SUS, ampliando o alcance e a rapidez na detecção precoce.

Desde o final de 2023, as UBSs intensificaram as iniciativas de combate ao HIV, oferecendo não apenas autotestes e preservativos, mas também PEP, PrEP e tratamento antirretroviral (Tarv). Em 2024, cerca de 20 mil autotestes foram distribuídos no DF, reforçando a política de ampliação do acesso a esses recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *