Saúde

Dia Nacional do Idoso: Veja a importância do Envelhecimento Saudável


O Dia Nacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro, e esta data especial nos oferece a oportunidade de reconhecer e celebrar a contribuição valiosa que os idosos fazem para nossas famílias, comunidades e sociedade como um todo. Além disso, é um momento para refletir sobre as questões que afetam essa população e destacar a importância de garantir uma qualidade de vida digna para todos, independentemente da idade. Neste artigo, vamos explorar a importância do Dia Nacional do Idoso e como podemos honrar e cuidar dos mais velhos.

Dados da PNAD demonstram que a população com 65 anos de idade ou mais no Brasil foi de 7,7% em 2012 para 10,5%, em 2022.

De acordo com dados recentes da pesquisa nacional por amostras de domicílios, a população com 65 anos ou mais no Brasil cresceu em dez anos: em 2022, o grupo representava cerca de 10,5% dó totó/“, enquanto em 2012 o percentual era de apenas 7,7%.

Confira alguns hábitos de vida saudáveis que contribuem com à saúde e longevidade:

  • Começando com a importância da prática regular de atividade física, pensando na saúde e longevidade do idoso, o ideal seria de 150 minutos no mínimo, por semana de exercícios físicos. Além de contribuir com o aumento da energia e disposição, os exercícios físicos podem promover autonomia e independência para realização das atividades do dia a dia, segundo dados do ministério da saúde.
  • A alimentação é fundamental nesses quesitos também, manter uma alimentação balanceada e equilibrada, contendo o consumo frequente dos três nutrientes essenciais (carboidratos complexos, proteínas, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas) é de extrema importância. Embora casa alimento seja rico de determinados nutrientes com benefícios específicos, o mais importante é a variedade do consumo alimentar e adequada distribuição dos alimentos in natura distribuídos nas refeições. Além disso, uma orientação nutricional individual pode ser benéfica uma vez que alguns nutrientes não são totalmente absorvidos apenas com a alimentação, havendo a necessidade de uma suplementação específica.
  • E o cuidado com a saúde mental também é algo de grande relevância, afim de evitar a prevalência da depressão, uma vez que a mesma é um dos transtornos mentais mais comuns em idosos. Segundo dados do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, indivíduos entre 60 e 64 anos representavam a faixa etária proporcionalmente mais afetada: 13,2% com diagnóstico.

Investir nesses cuidados ajuda a preservar uma boa saúde e manter adequado estilo de vida, para uma longevidade e velhice saudável. Além de diminuir a prevalência de doenças físicas e mentais, como demência, Alzheimer, e doenças psiquiátricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *