Saúde

DF Consolida-se como Referência Nacional em Notificação Compulsória de Câncer

O Distrito Federal (DF) se destaca como referência nacional na notificação obrigatória de câncer, sendo pioneiro no Brasil com um modelo de vigilância oncológica regulamentado pela Portaria nº 180/2019. O sistema implementado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) atraiu a atenção de outros estados, como Rondônia, que enviou uma equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa-RO) para conhecer de perto essa metodologia.

Entre os dias 4 e 8 de novembro, a equipe técnica de Rondônia participou de uma visita ao DF, com destaque para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde puderam observar o funcionamento do sistema de notificação e coleta de dados. Segundo Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer da SES-DF, a notificação obrigatória permite aprimorar a coleta de dados, qualificar os serviços e produzir conhecimento científico para a saúde pública.

O modelo do DF, que conta com o Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP-DF) e monitoramento dos Registros Hospitalares de Câncer (RHCs), impacta diretamente a qualidade das informações e o planejamento de políticas públicas. A coordenadora do RCBP-DF, Cristiane Bastos, ressalta que Rondônia poderá fortalecer a vigilância oncológica e implementar estratégias de atendimento e monitoramento da doença.

Desde a implantação do sistema, o DF apresentou avanços significativos, com o aumento no número de notificações de câncer, incluindo dados tanto da rede pública quanto da privada. Em 2019, foram registradas 10,7 mil ocorrências, número que cresceu para 13,6 mil em 2023, consolidando o DF como referência na coleta e análise de dados oncológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *