Conheça os Benefícios do Mel para a Saúde Intestinal
Você sabia que o mel tem propriedades que ajudam a deixar sua microbiota intestinal saudável? Veja nesse texto os benefícios do mel para a saúde intestinal.
O mel é um adoçante natural produzido a partir do néctar das flores e recolhido pelas abelhas, que o transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e o deixam madurar nos favos da colmeia.
Em nossa culinária pode ser um excelente substituto do açúcar, utilizado em diversas preparações e receitas. Muitos estudos reconhecem o mel como um alimento prebiótico, uma vez que possui oligossacarídeos (pequenos açúcares, em sua maioria não digeríveis) que podem promover o crescimento de Lactobacilos e Bifidobactérias – microorganismos benéficos conhecidos como probióticos, associados a possíveis melhoras na flora gastrointestinal.⠀
⠀
Entenda: probióticos são as bactérias benéficas presentes em nosso organismo e prebióticos são os “alimentos” para essas bactérias. Ambos atuam na defesa contra patógenos, modulação imunológica, promovem a absorção de minerais e vitaminas e manutenção da saúde intestinal, dentre outras funções importantes.
O mel também possui, componentes antimicrobianos, podendo atuar sinergicamente com os probióticos contra determinados patógenos.
A composição nutricional do mel, que influencia muito em seus efeitos fisiológicos, depende de vários fatores como: fontes de pólen, processamento, armazenamento, condições ambientais, entre outros. ⠀
⠀
Mas lembre-se que não basta um único alimento, é preciso toda uma alimentação equilibrada para contribuir na manutenção da saúde intestinal.