Anvisa Proíbe Suplementos com Ora-pro-nóbis, Mas Planta in Natura Segue Liberada
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (3), a comercialização de suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata). A decisão foi tomada porque a planta não está entre os ingredientes autorizados para compor esse tipo de produto.
No entanto, a medida não interfere no consumo nem na venda da planta em sua forma natural, que continua permitida. Conhecida popularmente em estados como Goiás e Minas Gerais, a ora-pro-nóbis tem uso tradicional na alimentação, sendo muito apreciada por seu valor nutricional.
Por que os suplementos foram proibidos?
Para que um ingrediente possa ser utilizado em suplementos alimentares, ele precisa passar por avaliações técnicas que comprovem, com respaldo científico, sua segurança e eficácia. Esses dados devem ser apresentados pelas empresas que desejam fabricar e vender o produto. Além disso, é necessário que o constituinte ofereça algum nutriente ou substância com relevância para a saúde humana.
A Anvisa ressalta que suplementos alimentares não são medicamentos. Isso significa que não podem conter alegações de tratamento, prevenção ou cura de doenças. Eles são indicados para pessoas saudáveis, com o objetivo de complementar a dieta com nutrientes, enzimas, probióticos ou compostos bioativos.
Conheça a ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis é uma planta trepadeira e espinhosa, classificada como uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). É comestível e altamente nutritiva, sendo rica em:
- Proteínas
- Fibras
- Ferro
- Cálcio
- Vitaminas A e B3
Seu consumo pode ser feito de diferentes formas: em saladas, sopas, refogados, sucos e até chás.
Benefícios da planta in natura
Embora não possa ser utilizada em suplementos, a ora-pro-nóbis in natura pode trazer diversos benefícios à saúde:
- Auxilia na perda de peso: por ser rica em fibras, promove saciedade e reduz a ingestão alimentar;
- Melhora o trânsito intestinal: as fibras contribuem para uma digestão mais eficiente e previnem o intestino preso;
- Reforça a imunidade: contém niacina (vitamina B3), que atua como antioxidante;
- Ajuda a prevenir a anemia: possui alto teor de ferro, essencial para a produção de glóbulos vermelhos;
- Protege a saúde dos olhos: conta com luteína e zeaxantina, substâncias que ajudam a proteger contra os efeitos nocivos dos raios UV.