Saúde

Anvisa: Pfizer pede registro de vacina contra VSR para recém-nascidos


A Pfizer submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma solicitação de aprovação para o uso da vacina Abrysvo. Essa vacina é pioneira na proteção de recém-nascidos e bebês com até 6 meses de idade contra o vírus sincicial respiratório (VSR).

O requerimento foi encaminhado à Anvisa nesta segunda-feira, dia 28/08. O VSR é o principal agente causador de bronquiolite, infecções respiratórias e pneumonia em crianças e idosos. Além disso, é também a principal causa de internações de crianças com até 4 anos no Brasil.

O método de imunização dos bebês com a Abrysvo envolve a vacinação das gestantes, durante o final da gravidez. A vacina também é recomendada para indivíduos idosos com 60 anos ou mais, uma vez que fazem parte do grupo mais vulnerável a formas graves da infecção pelo VSR.

De acordo com a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro, em uma declaração oficial, “Hoje demos um passo muito significativo no avanço da proteção contra o VSR no Brasil. Essa inovação possibilitará uma proteção segura e eficaz aos grupos de maior risco contra infecções causadas por esse vírus, especialmente os recém-nascidos.”

A Pfizer fez a solicitação após os resultados de estudos clínicos internacionais envolvendo mais de 7 mil gestantes, conduzidos em 18 centros de pesquisa, sendo quatro deles localizados no Brasil. Esses estudos demonstraram a eficácia e segurança da vacina tanto para bebês quanto para idosos. A resposta imunológica desencadeada pela vacina após sua aplicação em gestantes mostrou-se capaz de prevenir 82% das formas graves da doença em crianças de até 3 meses de idade. Aos 6 meses, a resposta imune ainda se mantinha a 69%.

Para os idosos, os pesquisadores relataram uma taxa de proteção de 85,7% contra formas graves da doença, proporcionada pela vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *