Saúde

ANS Define Teto de Reajuste para Planos de Saúde em 2023


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou hoje, dia 12, que haverá um aumento máximo de 9,63% nos preços dos planos de saúde individuais e familiares. Essa alteração entrará em vigor retroativamente a partir do dia 1º de maio e terá validade até o dia 30 de abril de 2024.

É importante ressaltar que o aumento nos planos de saúde não será aplicado de imediato. Ele será implementado pelas operadoras na data em que o contrato do serviço completar mais um ano. Além disso, vale destacar que essa decisão não se aplica aos planos coletivos, sejam eles empresariais ou por adesão.

A mudança divulgada pela ANS nesta segunda-feira refere-se ao novo valor com efeito retroativo a partir de maio. Isso significa que, caso o vencimento do contrato ocorra entre maio e junho, os boletos dos meses seguintes, julho e agosto, terão dois acréscimos: o reajuste referente ao mês atual e a compensação pelos 60 dias anteriores que não foram cobrados.

É válido ressaltar que esse reajuste é aplicável aos planos médico-hospitalares contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à nova legislação (Lei nº 9.656/98).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *