Fitness

Um estudo revela que a prática de exercícios para a saúde cognitiva de pessoas idosas


Um estudo recente publicado na revista científica GeroScience sugere que a prática regular de exercícios aeróbicos e de musculação pode trazer benefícios significativos para a saúde mental de idosos. Os pesquisadores examinaram 184 idosos saudáveis, com idades entre 85 e 99 anos, dividindo-os em três grupos: sedentários, praticantes de exercícios aeróbicos e aqueles que combinavam exercícios aeróbicos com treinamento de força.

Os participantes foram submetidos a uma série de testes cognitivos, incluindo o NIH-TB, Codificação, Pesquisa de Símbolos, Fluência de Letras e o Teste Stroop, que podem detectar problemas neurológicos e cerebrais, avaliando a capacidade de processamento cognitivo e as funções executivas, responsáveis pelo controle de pensamentos, emoções e ações.

Os resultados indicaram que o grupo que combinava exercícios aeróbicos com musculação mostrou um desempenho cognitivo superior, especialmente em termos de velocidade de processamento cognitivo e funções executivas.

A pesquisa destaca a importância de adotar uma rotina de atividade física e uma dieta equilibrada para envelhecer com qualidade de vida, permitindo que os idosos resgatem seu potencial muitas vezes subestimado na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *