Fitness

Creatina e Saúde Cerebral: Entenda os Possíveis Benefícios!


A creatina é tem sido um suplemento muito usado nos últimos anos, principalmente por praticantes de atividade física e atletas de alta performance, já se sabe na ciência dos seus benefícios na função muscular, desempenho esportivo e manutenção, desenvolvimento da massa muscular. Mas, recentemente, as pesquisas científicas estão descobrindo novos benefícios dessa suplementação

Os estudos referente aos dados científicos encontrados sobre a suplementação da creatina relacionando a saúde cerebral, foram publicados na revista Nutrients. Dentre os trabalhos há um destaque para os benefícios da suplementação da creatina em melhora da resposta cognitivas, doenças relacionadas ao sistema nervoso central, como a depressão, doença de Parkinson, e outras doenças.

Há um grande interesse pela ciência, em compreender melhor as vias e funções exatas da creatina voltada para capacidade cerebral. Sabe-se que a creatinaé capaz de ultrapassar a barreira hematoencefálica através das células endoteliais que expressam um receptor especifico, logo, a captação da creatina via cérebro possuí um limite quando comparada aos outros tecidos, e a hipótese é devido à baixa permeabilidade. Supostamente a ação envolvida é no aumento da energia proveniente da ressíntese de ATP, diminuição do estresse oxidativo estimulando os danos mitocondriais, e aumentando o efeito neuroprotetor.

Ainda assim, essa pesquisas como essas, demando grandes desafios, como exemplo, especificar a dosagem a ser usada, o tempo de utilização e melhor horário para o uso, são relevantes para compreender melhor a aplicabilidade desse suplemento na saúde cerebral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *