Consumo de Açúcar e Hipertrofia
O açúcar é um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, tem uma rápida absorção. Após sua ingestão ocorre o aumento dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Esse tipo de carboidrato é considerado simples (pouco nutritivo), sendo encontrado com facilidade em diversos tipos de alimentos industrializados e alimentos de confeitaria. O alto consumo de açúcar contribui para o aumento da gordura corporal, seja através de alimentos que contêm açúcar em sua composição, ou mesmo, a adição de açúcar na alimentação (ex. café e sucos adoçados com açúcar).
A dieta/ alimentação para o ganho de massa muscular deve ser feita de forma equilibrada, assim como qualquer outra dieta/ alimentação saudável, ou seja, balanceada e rica em proteínas magras (carnes, peixes e ovos), carboidratos complexos (tubérculos, cereais integrais, frutas) e boas fontes de gorduras (castanhas, sementes, azeite extra virgem).
Para conquistar o anabolismo, ganho de massa muscular, é fundamental priorizar não só as quantidades das calorias ingeridas, mas a qualidade dessas também.
Não adianta consumir uma alta quantidade de calorias vazias, alimentos com baixo teor nutricional (doces açucarados, por exemplo) e esperar bons resultados no ganho de massa muscular.