Fitness

Alongar ou aquecer: o que fazer antes do exercício?

Se você pratica esportes, é provável que já tenha experimentado aquecimento e/ou alongamento antes do exercício. O objetivo do alongamento é aumentar a elasticidade muscular, através de movimentos mais lentos ou até mesmo estáticos, que relaxam as estruturas contráteis do músculo e estimulam os tecidos conectivos, como tendões, fáscia muscular e ligamentos, para ganhar comprimento muscular.

O aquecimento, por outro lado, consiste em exercícios leves realizados antes do exercício intenso. Ele aumenta a circulação sanguínea, oxigenação e temperatura dos músculos envolvidos e lubrifica as articulações. Alguns estudos mostram que fazer alongamentos estáticos antes de atividades físicas que exigem força, como a musculação, pode diminuir a produção de força em até 30% por até 30 minutos, devido à resposta neuromuscular inibitória que ocorre. Isso pode aumentar o risco de lesão, diminuindo a capacidade de produzir força.

Por isso, antes do exercício, minha recomendação é fazer aquecimentos ou alongamentos dinâmicos, que envolvem a repetição de movimentos com pouca ou nenhuma carga, semelhantes ao aquecimento. Combinar alongamentos dinâmicos e exercícios de aquecimento, como o polichinelo, pode ser a melhor estratégia para prevenir lesões. No entanto, isso não significa que você deva esquecer os alongamentos estáticos. Eles podem ser uma ótima opção para o final do treino, como uma estratégia para voltar à calma e retornar às atividades diárias. Ou em dias específicos de treino de flexibilidade – que são muito importantes – e quando não há outras atividades físicas programadas depois. Gradualmente, você aumentará a elasticidade do músculo, ganhando amplitude de movimento, reduzindo tensões e melhorando o movimento geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *