Uvas podem proteger contra o diabetes e diminuir os níveis de glicose no sangue
Uvas contêm 23 gramas de açúcar por xícara (151g), o que pode te fazer questionar se são uma boa escolha para pessoas com diabetes.
Mas, se você der uma olhada no Índice Glicêmico (IG) das uvas (uma medida da velocidade com que uma comida eleva sua glicemia no sangue) verá que vai de 49-59, dependendo da variedade da uva.
Similarmente, a definição de IG baixo é variável, dependendo da fonte.
Algumas profissionais nutricionista consideram abaixo de 55 como baixo, enquanto outros consideram 50 como baixo. Isso significa que IG de uvas pode variar de baixo a médio, o que indica que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue a um ritmo lento ou moderado, mas não necessariamente aumentarão.
No entanto, tenha em mente que comer demasiado de um alimento com baixo teor de IG terá o mesmo efeito sobre o açúcar no sangue que comer um alimento com elevado teor de IG. Portanto, é melhor comer uvas, assim como outros alimentos, com moderação. Além disso, os compostos encontrados nas uvas podem ajudar a melhorar os marcadores de resposta à insulina.
Numa revisão de 29 estudos em 1.297 adultos, as uvas e os suplementos de uvas diminuíram significativamente o que se chama avaliação homeostática modelo de resistência à insulina (HOMA-IR), uma medida de resistência à insulina. Em particular, o resveratrol composto pode melhorar a capacidade do seu corpo para atacar a insulina por:
- Resistência à insulina decrescente
- Diminuição da resistência à insulina
- Aumento da sensibilidade insulínica
Protegendo as células beta do seu pâncreas, que produzem insulina - Melhorar a produção de insulina
- Aumentar o número de receptores de glicose nas membranas celulares