Alimentação

Psyllium: Uma fibra aliada à saúde intestinal


O Psyllium é uma fibra solúvel proveniente da casca das sementes da planta Plantago ovata e apresenta um efeito laxantivo. O psyllium estimulando os movimentos peristáltico do intestino e aumenta a absorção de água no intestino, o que aumenta o volume e da umidade das fezes, auxiliando em sua eliminação.

O psyllium pode ser comprado em farmácias ou comércios de produtos naturais, em formas de pó a granel ou em sachês para misturar em água ou outras bebidas, até em receitas.

É muito importante usar o psyllium com orientação do seu nutricionista, pois em alguns casos o seu uso é contraindicado podendo causar prejuízos graves a saúde.

Alguns dos benefícios do psyllium:
Combater a constipação;
Regular a função do intestino;
Ajudar na formação e excreção das fezes.

Além disso, o psyllium também pode ser usado para controlar a glicemia após a refeição, o psyllium ajudam a diminuir a absorção de gorduras e do açúcar da alimentação.

Aplicabilidade:
O psyllium em pó deve pode ser dissolvido em um copo de líquido de 250ml no mínimo, que pode ser água, agua de coco ou suco de frutas, misturando suavemente para dissolver todo o pó. Deve-se beber imediatamente após o preparo, junto com uma refeição. Nunca se deve engolir o pó sem dissolver em líquidos ou no preparo de receitas, pois pode causar engasgo, asfixia ou obstrução intestinal.

Além disso, deve-se aumentar o consumo de líquidos durante o udo, justamente para melhorar a sua ação e evitar complicações como obstrução intestinal.

O efeito do psyllium acontece após 12 a 48 horas após tomar uma dose, e o tempo de tratamento não deve ultrapassar um período de 7 dias seguidos, a menos que indicado por um nutricionista.

No caso de pessoas que tomam medicamentos controlados, é recomendado tomar o psyllium 2 horas antes ou 2 horas após o uso dos remédios, para não interferir na absorção e em seus efeitos.

Contraindicação: O psyllium não deve ser utilizado por crianças com menos de 6 anos ou pessoas que têm dificuldade para deglutir ou bloqueio no intestino, prisão de ventre crônica ou prisão de ventre após cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *