Ovos aumentam o colesterol?
Os ovos têm sido alvo de controvérsias em relação ao seu impacto no colesterol. Nutricionista esclarece a dúvida, veja a seguir!
Os ovos são riquíssimos em colesterol (cerca de 300mg por unidade). Mas isso não faz dele um vilão! Até porque a maior parte do colesterol que circula no nosso corpo (75%) é produzido endogenamente, apenas 25% vêm dos alimentos! Portanto os ovos só serão uma ameaça para quem tiver os níveis de colesterol muito acima do normal, ou quem exagerar muito no seu consumo. Pesquisas mais recentes sugerem que o consumo moderado de ovos não aumenta significativamente o colesterol sanguíneo em indivíduos saudáveis. Isso ocorre porque o colesterol dietético dos ovos parece ter um impacto menor no colesterol sanguíneo do que se pensava anteriormente. Além disso, os ovos são uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e outros nutrientes essenciais, tornando-os parte de uma dieta equilibrada.
Também, pessoas que possuem disbiose intestinal (alteração da flora benéfica que vive no intestino) podem sofrer com prejuízos ao consumir ovos em excesso, uma vez que a fermentação da colina (vitamina presente no ovo) gera compostos pró-inflamatórios.
Então, a questão não é deixar de consumir ovos, mas sim cuidar da saúde intestinal, através do consumo de fibras, carboidratos complexos, água, e consumir de forma adequada (não excessiva) proteínas animais.
No entanto, é importante considerar a individualidade biológica e consultar um profissional de saúde, especialmente se você tiver preocupações específicas sobre o colesterol ou condições médicas relacionadas. A moderação e a incorporação de ovos em uma dieta equilibrada são geralmente seguras para a maioria das pessoas.