Lasanha Congelada: Faz mal à saúde?
Um dos produtos mais consumidos nos últimos anos, devido a sua grande praticidade a lasanha congelada é um produto de baixo custo benefício, tendo bastante procura nos supermercados.
Ao analisar a composição nutricional da lasanha pronta congelada, podemos observar um teor altíssimo de gorduras totais, gorduras saturadas em uma única porção (imaginem a embalagem toda). Esse alto consumo de gorduras está diretamente associado com o aumento do risco de problemas cardiovasculares, dislipidemia, sobrepeso e obesidade, problemas hepáticos.
Esses alimentos ultraprocessados também tem uma alta quantidade de sódio, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa saudável deve consumir no máximo 2000mg de sódio/ dia, equivale a 5g de sal/ dia.
Em uma única porção de lasanha pronta congelada (350g), contém em média 1551mg de sódio. Lembrando que fazemos outras refeições no decorrer do dia, e a grande maioria dos alimentos naturalmente já contém sódio em sua composição, ou seja, uma alta quantidade.
Além disso, o produto contém muita farinha refinada, açúcar simples, aditivos químicos, realçadores de sabor, e esses estão também estão relacionados com alto risco de sobrepeso, obesidade, e problemas de saúde.
O intuito dessa matéria é incentivar vocês a observarem com mais atenção os rótulos dos alimentos e entenderem o que de fato estão consumindo!
Substituir esse tipo de alimento por outros com o mesmo nível de praticidade, mas com uma qualidade nutricional melhor, é uma excelente opção. Hoje temos diversos tipos de comidas saudáveis congeladas.
E quando estiver com vontade de comer alguma massa, nada melhor que reservar um tempinho preparando uma refeição caseira, além de ser muito mais saudável e mais gostosa.