Golden Milk ou Leite Dourado: O que é e os Benefícios
O Golden Milk ou leite dourado surgiu na Índia há mais de cinco mil anos atrás. É uma bebida proveniente da medicina ayurvédica, e sua receita possui alto valor nutricional, sendo rica em compostos bioativos que atuam em sinergia. Aumentando seu poder de absorção pelo organismo.
O Golden Milk é composto por um mix de especiarias, contendo cúrcuma (curcumina, principal ativo com propriedades medicinais) ou açafrão da terra, cardamomo, pimentas pretas e vermelha, gengibre, canela em pó + adição de leite vegetal.
Seus benefícios:
- Possuí ação anti-inflamatória, antibiótica, detoxificante e efeito analgésico.
- Estimula o aumento dos níveis de neurotransmissores (dopamina e serotonina) relacionados ao prazer e bem-estar.
- Controla os sintomas de estresse e ansiedade;
- Contribui para boa uma saúde cerebral;
- Controla os níveis de açúcar no sangue. Prevenindo doenças como diabetes, problemas cardiovascular, e câncer;
- Controla saciedade, diminuindo compulsão alimentar, estimulando o controle do peso;
- Auxilia no relaxamento do corpo, sendo indutor do sono;
- Muito usado para o tratamento de osteoartrite, doenças inflamatórias intestinais, problemas gástricos, digestivos e imunológicos.
Incluir uma xícara de chá de alguma bebida vegetal + o Golden Milk em algum período do seu dia, é uma excelente estratégia principalmente para aqueles que buscam saúde de longevidade. Agora no inverno é uma ótima opção incluir no dia a dia ou antes de dormir, a sugestão é tomar a bebida bem quente!
Vale lembrar que devido a sua ação antimicrobiana é importante não abusar no consumo, a fim de evitar desequilíbrios em sua “flora”intestinal.