Está Faltando Legumes e Verduras no Prato do Brasileiro
Pesquisa aponta baixo consumo de legumes e verduras entre os brasileiros. Em média, apenas 45% da população come diariamente legumes e verduras cinco vezes ou mais durante a semana.
Ou seja, menos da metade dos brasileiros, 45,5%, estão consumindo refeicoes nutritivas e pratos coloridos com legumes e verduras, cinco vezes ou mais na semana. Com esses dados, podemos ver que o consumo permanece baixo entre a população brasileira, apesar do aumento no último ano após uma queda expressiva durante a pandemia (aumento de 15,2% entre 2022 e 2023).
Segundo fontes do Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).
Essa pesquisa divulgada recentemente, escutou 9.000 brasileiros, de todas as faixas estárias e regiões do Brasil. A coleta de dados foi feita entre os dias 2 de janeiro e 18 de abril 2023, via telefone.
A faixa etária que mais consome legumes e verduras são idosos, entre 65 anos ou mais, com 45,5% consumindo na frequência semanal recomendada. A pesquisa apontou que os que menos consomem os legumes e verduras são os mais novos, idade entre 18 a 24 anos, sendo apenas 39,2% come com frequência.
O indicador demonstra diversas desigualdades no consumo quando se considera sexo e escolaridade. As diferenças também são maiores entre Norte (36,4%) e Sul (52,6%) do Brasil.
As mulheres comem mais legumes e verduras quando comparados com os homens, 51,5% e 39,1%, respectivamente. Já 57,5% das pessoas com maior escolaridade (12 anos ou mais de estudo) têm legumes e verduras na alimentação com maior frequência semanal, enquanto 40,9% dos menos escolarizados (0 a 8 anos de estudo) têm o hábito.
Quando se diz respeito ao consumo de frutas, o cenário é similar. Segundo a pesquisa, 41,8% dos brasileiros têm frutas na alimentação semanal, sendo cinco vezes ou mais por semana.
Os mais idosos com 65 anos ou mais, também são os que mais comem as frutas com frequência, um índice de 62,8%. Por outro lado, os mais jovens, de 18 a 24 anos, são os que menos comem frutas, com apenas 33,5%, cinco vezes ou mais na semana.
As mulheres come mais frutas quando comparadas aos homens: 49,6% delas consomem com frequência, contra 33,4% dos homens.
O consumo frequente de frutas está entre 48,2% da população mais escolarizada, com 12 anos ou mais de estudo, e para 39,3% dos menos escolarizados, com 0 a 8 anos de estudo.