Dor de cabeça e alimentação, tem alguma relação?
Sim! Dores de cabeça frequente, costumam desencadear sintomas fortes de enxaquecas. Podendo estar associadas a má alimentação, através do consumo excessivo de alimentos industrializados, alimentos inflamatórios e baixa ingestão de nutrientes.
Manter uma alimentação equilibrada pode diminuir os sintomas, ou até mesmo faze-lôs desaparecer.
Em alguns casos as dores de cabeça está associada a baixa ingestão de nutrientes na dieta (macronutrientes como carboidratos complexos, proteína e gorduras boas, vitamina D, vitamina do complexo B, omega-3).
Pessoas que consomem baixas quantidades de macronutrientes (come menos do que deveria) ou excluem determinado nutriente (exemplo: carboidrato ou gordura), possuem maior predisposição a quadros frequente de dores de cabeça. Outra característica muito comum que pode estar associada aos sintomas, são pessoas que ficam longos períodos de tempo sem comer (esquecem, ou não sentem fome), estão sujeitas a dores frequente, e em alguns casos as dores vem associadas a tontura e confusão mental. Manter uma alimentação adequada em quantidade, valor nutricional e distribuição dos alimentos ao longo do dia é fundamental para evitar esses sintomas.
Evite ficar longos períodos de tempo sem comer;
Evite o consumo excessivo de alimentos industrializados, alimentos estimulantes, alimentos contendo aditivos químicos e com alta capacidade inflamatória;
Inclua alimentos antiinflamatório, como: omega-3, curcuma, frutas vermelhas com alta quantidade de compostos bioativos, antioxidantes.
Além de melhorar os sintomas das dores de cabeça, manter uma ingestão alta de nutrientes previne uma serie de outras complicações de saúde.