Doença Celíaca: Fatores que Influenciam e Recomendações aos Celíacos
A Doença Celíaca, uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten, tem sido objeto de crescente interesse e pesquisa nos últimos anos. Afetando milhões de pessoas em todo o mundo, essa doença desafia a saúde intestinal e pode gerar uma série de sintomas debilitantes.
Fatores que Influenciam o aparecimento da doença celíaca
Fatores ambientais:
Glúten é o principal gatilho externo para a manifestação da doença celiaca. A digestão parcial do gluten gera residuos de gliadina que atravessam a barreira intestinal e ativam as celulas , que desencadeiam uma resposta inflamatória e estimulam as células B a produzirem auto-anticorpos.
Fatores genéticos:
A doença celíaca acomete indivíduos predispostos geneticamente. Genes envolvidos: genes codificadores de MHC classe II (proteína apresentadora de antígenos), incluindo antígeno leucocitário humano (HLA). O HLA é o principal fator envolvido no aparecimento da doença, mas são necessários outros fatores genéticos para caracterizar a susceptibilidade a doença.
Outros fatores relacionados:
A disbiose intestinal tem sido associada a diminuição da tolerância ao glúten. O tipo de amamentação e a duração da amamentação tambem podem desempenhar um papel, influenciando o microambiente intestinal.
Potenciais infecções virais no primeiro ano de vida, maior frequência de infecção por rotavirus prediz um risco aumentado de autoimunidade da doença cellaca em crianças.
Recomendações aos celíacos
Gluten Free:
Pacientes celíacos precisam seguir uma dieta livre de gluten, com a orientação do nutricionista, para controle da doença. Basicamente, alimentos que naturalmente apresentam gluten são aqueles que possuem: trigo, cevada e/ou cen-teio. Alguns exemplos:
- Pães, biscoitos, bolo e massas feitas com farinha de trigo.
- Molho, como o de soja (shoyu), feito com trigo.
- Cerveja feita com cevada e/ou trigo.
Rotulo:
Atenção ao rótulo dos alimentos embalados! Além de observar a lista de ingredientes, tenha atenção à informação “Não contém glúten” ou “Contém glúten” descrita na embalagem, pois mesmo um alimento que naturalmente não possui glúten pode ter sido contaminado durante o seu pro-cessamento.
Contaminação cruzada:
É preciso cuidado com utensilios (ex: facas, pratos e potes) usados anteriormente em alimentos que apresentam gluten, pois mesmo um breve contato pode levar a contaminação e reações indese-jadas.