Começo do Ano Letivo: Vigilância Intensifica Inspeções em Escolas do DF
Com o retorno das atividades escolares, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou, entre os dias 19 e 29 de janeiro, a Operação Visa Volta às Aulas, em que equipes técnicas percorreram cerca de 1,4 mil escolas particulares de educação infantil, ensino fundamental e médio em toda a capital federal. O objetivo é verificar se as unidades estão em condições adequadas de infraestrutura e higiene para receber alunos, professores e funcionários neste início do ano letivo.
Os técnicos visitaram diversas instituições, inclusive uma escola na Asa Norte, onde os profissionais avaliaram desde as salas de aula e áreas de recreação, até aspectos como acessibilidade, ventilação e iluminação dos ambientes. Além disso, foram checados sistemas de água, limpeza de caixas d’água, controle de pragas e o correto manejo dos resíduos.
A ação também abrangeu a verificação de cozinhas, cantinas e refeitórios. Nesses espaços, os fiscais observaram condições de refrigeração, armazenamento dos alimentos, controle adequado de temperaturas e o uso correto de equipamentos de proteção por quem manipula os produtos. Áreas externas, como parques, brinquedos, piscinas e medidas preventivas contra doenças, incluindo o combate ao mosquito da dengue, também estiveram no foco das inspeções.
Segundo a diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, essas visitas são essenciais para prevenir doenças e assegurar que as crianças e adolescentes estejam em ambientes seguros e saudáveis.
Alimentação saudável em foco
A operação reforça ainda o cumprimento de normas voltadas à alimentação saudável nas escolas. A equipe verificou a aplicação do Decreto nº 36.900/2015 e das diretrizes do guia de cantinas saudáveis, que incentivam a oferta de alimentos in natura e restringem a venda de produtos ultraprocessados — como doces, refrigerantes, energéticos e frituras — nos espaços escolares.
