Avocado: Um aliado na redução da gordura corporal
O aumento do peso é um risco aumentado para a saúde pública, sendo muito crescente na grande maioria dos países, incluindo o Brasil. Considerado um grande fator de risco para as doenças crônicas, síndrome metabólica e até mesmo o câncer. E para evitar e até mesmo reverter o aumento excessivo de peso, não basta apenas levar em consideração a restrição calórica, uma vez que já se sabe que a qualidade das refeicoes contribuem para a perda de peso, aumento da saciedade e adequada função do organismo.
Alguns alimentos com propriedades funcionais e alta concentração de nutrientes e fibras contribuem para a manutenção do peso. O avocado, por exemplo, é um alimento riquíssimo em gorduras monoinsaturada, fitoquímicos, luteína, vitamina B3, vitamina B9, vitamina E e fibra. Por ser um alimento rico em gordura e fibra, incluir na alimentação diária pode propiciar uma melhor qualidade na dieta e contribuir com a diminuição do sobrepeso, uma vez que contribui para o aumento da saciedade e até mesmo modulação da adequada função intestinal. Uma boa saúde intestinal contribui para saúde do organismo como um todo, e tem sido associada a menor risco do desenvolvimento do sobrepeso, obesidade e doenças relacionadas, como diabetes tipo II, cardiovasculares.
Um estudo recente, desenvolvido por pesquisadores de uma universidade da Califórnia, estudaram o efeito do consumo diário de avocado, em uma dieta hipocalórico voltada para perda de peso, melhora da composição corporal, aumento da saciedade, boa função da microbiota intestinal e diminuição de marcadores inflamatórios. Para o estudo, foram selecionados 51 participantes saudáveis com sobrepeso e/ou obesidade (homens e mulheres), sendo divididos em 2 grupos: O primeiro grupo consumiu 1 avocado todos os dias, em uma dieta hipocalórico, e o segundo grupo não consumiu o avocado, mas seguiu uma dieta hipocalórica, ambos os grupos por 12 semanas. Os resultados demonstraram que ambos os grupos tiveram perda significativa do peso, diminuição do IMC, gordura corporal e tecido adiposo visceral. Mas, no grupo que consumiu o avocado todos os dias, ocorreu uma redução significativa da glicose sérica e da inflamação (IL-1b e Proteína C Reativa), além das alterações significativas no fator de crescimento hepático e na proporção de filos bacterianos.
Concluíram que o consumo diário de avocado, dentro de uma dieta hipocalórico contribui não só para perda de peso, mas também com a melhora da função hepática (diminuição no fator de crescimento hepático sérico) e proliferação de bactérias benéficas para microbiota intestinal, envolvidas na fermentação de polissacarídeos vegetais. Logo, para obter os benefícios dessa fruta tão nutritiva e versátil, consulte seu nutricionista!