Aprenda como Identificar um Alimento Orgânico
Esse tipo de alimento pode traz benefícios para a saúde, e impactos positivos sobre o meio ambiente. Além de aumentar a movimentação da economia de pequenos produtores.
Segundo o Ministério da Saúde os alimentos orgânicos são mais nutritivos, possuem maior aporte de vitaminas, minerais, antioxidantes e são mais saborosos, do que os alimentos convencionais. além de favorecer o desenvolvimento de defesas naturais.
O Guia Alimentar Para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde, demonstra que os alimentos orgânicos são provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável de recursos naturais. São alimentos livres de contaminantes, e protegem a biodiversidade, contribuindo para a desconcentração das terras produtivas e geração de emprego e renda.
Os alimentos orgânicos podem são encontrados facilmente em mercados, feiras livres e nos chamados “sacolões ou hortifruti”. Outras opções são as compras coletivas, entre vizinhos, amigos, ou o comércio ambulante realizado em veículos que compram os alimentos orgânicos em centros de abastecimento.
Para verificar a autenticidade de orgânicos, o consumidor deve observar se a embalagem apresenta o selo Produto Orgânico Brasil.

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) concede um selo que garante se um alimento oferecido é, de fato, natural e livre de alterações químicas. Caso os alimentos sejam vendidos por agricultores familiares sem certificação, no ato da compra o consumidor pode pedir o documento que comprove o cadastramento do produtor como orgânico.
Segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil existem aproximadamente 68,7 mil estabelecimentos que trabalham com a agricultura orgânica.
Já o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem atualmente em média 19 mil produtores e unidades de produção registrados. A certificação para uso do selo de alimento orgânico é bastante criteriosa e deve ser incentivada. Esse tipo de produção reduz a dependência de energia não renovável, aumenta os benefícios sociais e prioriza os métodos culturais, biológicos e mecânicos, segundo o Mapa.
Os alimentos orgânicos também podem ser cultivados em casa, em hortas, sendo em quintais ou vasos pendurados em muros ou sacadas. O local deve ser ensolarado, plano e de fácil acesso.
Busque orientações específicas para a produção de alimentos orgânicos em diversos ambientes e os tipos de alimentos que melhor se adaptam a cada situação de cultivo e região, orienta o Guia Alimentar do Ministério da Saúde.
Aproveite a produção doméstica dos alimentos orgânicos e troque entre os vizinhos ampliando o acesso à alimentos mais saudáveis e diversos.